• Casa Claudia – Armário Serendipity e Luminária Jabuticaba

    Casa Claudia,

    Escolha Seu Tom.

     

    Armário Serendipity e Luminária Jabuticaba.

     

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  • Arquitetura e Construção – Luminária Curupi

    Luz é tudo de bom

    Foco na brasilidade

    Um dos frutos da parceria entre Paulo Alves, designer de móveis afeito ao repertório popular, e o inventivo lighting designer Maneco Quinderé foi nomeado Curupi e usa madeira catuaba como base. Com 150 x 5,5 x 11 cm, o pendente tem seis esperas com lâmpadas de led direcionáveis, que se ajustam conforme o ambiente. Nelas, pintura eletrostática no padrão corten. No estúdio do primeiro.

    ” Entrei em contato com o que há de mágico e inesperado no trabalho com iluminação”

    Paulo Alves, designer.

     

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  • Marie Claire – Luminária Jabuticaba

    Marie Claire,

    Gênio da Lâmpada

    Lançada na última Design Week, a linha de luminárias assinada pelo craque Paulo Alves está à venda no estúdio homônimo, em São Paulo. Jabuticaba (ao lado), Tuiuiú e Curupi são resultado da parceria do arquiteto com o lightdesigner mais iluminado do país, Maneco Quinderé. Feitas de diferentes madeiras nacionais, as peças têm esferas direcionáveis de LED fixadas na estrutura das peças, que possibilitam a mudança no foco de luz, e são inspiradas em nossas fauna e flora. “É uma coleção que fala de brasilidade”, diz Maneco.

    Projeto 2: Maneco Quinderé + Paulo Alves

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  • Decor – Expressão Brasileira

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  • Casa Claudia – A Gente Transforma Várzea Queimada

    IMERSÃO COLETIVA

    Sob a curadoria de Marcelo Rosenbaum, designers assinam série limitada em parceria com artesãos de Várzea Queimada, no Piauí

    O elenco de criadores é estrelado, e a coleção, carregada de significado. Desenvolvidos para o clube de colecionadores do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), os objetos, feitos de fibra de carnaúba e borracha de pneu, nasceram de um mergulho na cultura do povoado. Antes de serem enviadas aos sócios, as peças ficam expostas até o dia 16 na feira MADE (Mercado, Arte e Design), que, por uma feliz coincidência, elegeu Rosenbaum o designer do ano.

     

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  • Bamboo – Projeto Biblioteca SESC Bom Retiro

    BAMBOO

     

    decorada com design assinado, a nova geração de bibliotecas oferece beleza e conforto para quem quer ler, brincar e relaxar

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  • Designboom – Banqueta Descartes, Bistrô Rodésia e Mesa lateral Cerrado

    interactive bar stella artois designed by estudio guto requena
    all images courtesy of lufe

     

    estudio guto requena’s interactive ‘bar stella artois’ transcends aesthetics and invites guests into an immersive audiovisual experience that reflects on emotions, networks, narratives, personal and cultural history. conceived by requena and team, in collaboration with rita wu, dimitre limaluka brajovic, and eduzal, the work transforms a plain interior into a vast observatory of emotions.

     

    the space is largely defined by a mass projection 30 meters wide by 10 meters tall, that graphically displays a live-feed flux of hashtags trending on social media platforms. using computer software, tags representing the six basic human emotions — love, joy, surprise, anger, fear, sadness — are monitored and gathered, and then posted. by doing so, it’s possible to identify the days events using only data including short blurbs and images, but with the addition of a feeling or mood. as the continuous feed carries on, so does a soundtrack of generative music produced by an algorithm that adapts input from the posts

     

    internally, the bar’s design reveals the memory of its location; the remnants of previous expositions and events. walls and floor punctuated with holes and scars, faded and peeling wallpaper, exposed pipes, and unfinished surfaces bear the hard marks of time passing. in keeping with the history of the location, little was done to change and renovate the space — excluding obvious repairs and fixes. the bar is filled with curated furniture, functional objects, and prototypes celebrating brazilian contemporary design and art.

     

    ‘bar stella artois’ is a departure from the quickly disappearing ideals of conventional design. simply, the world doesn’t need another chair. by establishing meaningful and long last relationships between people, their environments, and the objects they hold dear, it’s possible to disrupt the status quo and extend the life of artifacts indefinitely. the planet needs to quit creating, and simply celebrate what’s already here; an idea estudio guto requena hopes to further in this work

     

     

    project info:

     

    total area: 320m2
    program: bar and lounge
    concept and project oversight: estudio guto requena
    estudio guto requena team: paula molinari, joana telles, patrícia giufrida, andré romitelli, martina brusius
    interactive installation: rita wu, luka brajovic, dimitre lima, eduzal
    consultingcauê waneck
    landscapingcamila opípari, rulian nociti
    curated designs bysergio rodrigues, percival lafer, lina bo bardi, jean gillon, zanini de zaninerodrigo almeidacarol gayneute chvaicerhugo sigaudnada se levaleo capotesuperlimãolucas nevespaulo alvesfetichemaurício arrudamonorodrigo kurhi, cristian grego, marko brajovic, guto requena
    curated artists: felipe morozini, kleber matheusrodrigo buenotec, ruben dario

     

     

    designboom has received this project from our ‘DIY submissions‘ feature, where we welcome our readers to submit their own work for publication. see more project submissions from our readers here.

     

    edited by: nick brink | designboom 

     

    http://www.designboom.com/design/interactive-bar-stella-artois-estudio-guto-requena-sao-paulo-brazil-07-07-2015/

     

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  • Caras – Balanço Atibaia

    Caras – Design

    Por Mônica Barbosa

    Balanço Atibaia.

     

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  • Get Inspired – Projeto 2: Morena Leite + Paulo Alves

    Design com Sabor de Paulo Alves e Morena Leite

    por Carla Nicoli Pilão

    A grande inspiração do artista Paulo Alves durante os últimos vinte anos tem sido a natureza brasileira. Em suas criações, ele usa as mais improváveis espécies de madeiras, cores, texturas e densidades encontradas em nossa flora. Suas criações estão repletas desse “afeto pela natureza” e também de sustentabilidade, pois tudo é feito em madeira de reflorestamento.

    Em sua nova coleção “Design com Sabor”, feita em parceria com a amiga e chef do Capim Santo, Morena Leite, começa na cozinha, com fruteiras, bandejas e tábuas em formas de helicônias, folhas de bananeira, abacaxis e acácias. Depois, se expande para outros ambientes da casa, como banco, mesa de centro e até um carrinho de chá, cujos pés lembram a sua linha Guaimbê, inspirada nas raízes de manguezais.

    E tudo isso temperado com uma paleta de dez cores brilhantes!!!

    Para mais informações sobre essa linha de produtos, acesse:

     

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  • DODE – Guia do Design de São Paulo

    MÓVEL: TERRITÓRIO AFETIVO

    O arquiteto e designer Paulo Alves também traz no currículo a influência e a obra de Lina Bo Bardi, com quem colaborou em seu último projeto, a restauração do Palácio das Indústrias. Desde 2004 com marcenaria própria no bairro do Cambuci, abriu as portas de sua loja em 2012 na Vila, quando então começou a chamar a atenção da mídia por seus móveis que misturam madeiras em vários tons e texturas e, muito comumente, aludem às formas da natureza. Pés e estruturas lembram galhos e troncos estilizados, com o claro objetivo de se inspirar nos aspectos construtivos e de sustentação da natureza. “É o jeito que eu achei de aproveitar a inteligência da natureza para conectar o móvel à ideia das árvores, criando assim um elo afetivo entre o mobiliário e a pessoa, evitando o descarte.” É um jeito emocional de pensar a sustentabilidade. Sua cadeira Atibaia foi premiada em concursos nacionais de design. Vale uma visita mais demorada ao site do designer para apreciar seu mobiliário com proposta orgânica e valorização da diversidade brasileira das madeiras.

     

    FURNITURE: AFFECTIVE TERRITORY

    Architect and designer Paulo Alves has also been influenced by the word of Lina Bo Bardi, with whom he worked on her last project, the restoration of the Palácio das Indústrias. Since 2004 he has had his own cabinetmakers in the district of Cambuci, opening his own shop in 2012 in Vila Madalena, whereupon he began to draw media interest in his furniture, combining wood in various tones and textures, often alluding to shapes found in nature. Feet and Structure remind us of stylized tree trunks and structures, with clear intention of inspiring himself on aspects of creative and sustaining structures of nature. “It’s the way I’ve found to use the intelligence of nature to connect furniture to the idea of trees, creating an affective link between the furniture and the person, and obviating disposability.” It is a way of thinking emotionally about sustainability. His Atibaia chair has won awards at Brazilian design competitions. It’s worth paying a longer visit to his website to appreciate his furniture with its organic themes, made from a variety of Brazilian woods.

     

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